Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Circularidade da Memória


O resgate de uma memória traz a tona outras memórias. A memória instiga e reconhece que outras memórias têm em comum o fato de serem memórias, e com isso descobrem-se semelhanças, e por meio destas semelhanças, mapeiam-se e as outras memórias, que dão viés a outras.
Todo individuo é diferente, toda memória é diferente, e este em comum é a primeira característica que faz de indivíduos e de memórias, iguais. Ser diferente é ser igual, e ser igual é ser diferente. O Desenrolar das memórias do mundo, dos indivíduos, das muitas memórias, nos faz descobrir por onde caminham outras memórias, nos faz ver que nossa memória é igual a do outro.
Quando nos tornamos diferentes ao ponto da isolação nos deparamos com uma identidade esquizofrênica, com uma identidade inexistente, pois ainda que tenhamos traços de subjetividade e individualidade, somos seres sociais, que vieram de outros seres sociais, que nos repassaram uma série de costumes, crenças, características, físicas, biológicas, culturais, e de âmbitos gerais. Somos seres humanos, somo pessoas, mas também temos nossa individualidade.
Baseada na aula de 19/05/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário