Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A essência do jornalismo

Lukacs dizia que a arte seria uma forma de representar a realidade, ainda que no âmbito particular. Genro Filho vem dizer que o particular não pode, pois a arte, mais que representar uma realidade (espelho) traz certos traços subjetivos. A arte busca e chega além do fenômeno, ela chega a um fenômeno moldado por certa interpretação, adequação e discurso, mas não necessariamente atinge a essência.
É então o jornalismo esse representador da realidade e socializador de tais conhecimentos, pois ele veio e para esse papel histórico, e mais, veio com o papel histórico de contribuidor e até mesmo motor da emancipação da sociedade. O Jornalismo é o representador da realidade, pois ele parte de um singular. Seu ponto de partida não é objeto, o objeto é seu ponto de chegada. O Jornalismo vem do singular para observar o fenômeno, refletir sobre ele, chegar à sua essência de forma que quando volte ao fenômeno, ele o veja como fenômeno e como essência, num círculo de conhecimento.
Adelmo Genro filho diz que o jornalismo tem que partir da pirâmide que consiste em partir do singular, onde o Lead não é a maior concentração de informação, mas é o que da a abertura e a indicação das informações adiantes, mais precisamente na documentação, ou informações que possam ser buscadas. A notícia deve ser a gênese de uma fonte de conhecimentos. O Jornalismo é uma forma social de conhecimento que traz conhecimentos, nos guia e nos ensina a buscar mais conhecimentos, eis o segredo da pirâmide.
E mesmo partindo do singular, o jornalismo não deixa de ser universal, de chegar a um universal. Na sua busca do fenômeno e da essência, o jornalismo passa por traços universais, e às vezes por traços particulares. Mas seu fundamento deve ser centralizado no singular, e deve girar em torno do singular.
Nesse âmbito podemos dizer que a essência ainda não alcançada do jornalismo parte da epistemologia, logo, ela reflete sobre o conhecimento para que possa chegar à ontologia e chegar ao conhecimento humano. O jornalismo como práxis é epistemológico, pois é uma modalidade social de conhecimento e ontológico, pois no processo da práxis ele vem trazer à tona a essência humana, fruto de seu trabalho.

Baseada na aula de 18/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário