Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ensaio: O termo Sobrenatural

Bem, como dito em outra postagem uma palavra que muito se ouve, principalmente no que concerne ao tema religioso é sobrenatural.
Recorrendo ao bom e velho Aurélio temos esses significados:

 1.     Que ultrapassa o natural; que não é atribuído à natureza.
 2.     Relacionado com fenômenos extraterrenos:
 3.     Que está acima da natureza humana; sobre-humano
 4.     Fantástico, extraordinário; excessivo.
 5.     Rel¹.  Diz-se de tudo que é ligado à ação da graça divina, por estar acima da essência e do agir da criatura. 
Rel¹ - Sentido religioso da palavra

Vou partir meu pensamento de dois dos significados acima, o terceiro e o quinto.
Bem, acima da natureza humana ou sobre humano? Isso é incalculável, pois não temos ideia da capacidade humana, talvez até certa ideia da capacidade física, mas isso é muito pouco.
Como disse Raul Seixas na música Ouro de Tolo: "Somos seres humanos e só usamos 10% de nossa cabeça animal." Logicamente então não podemos calcular o natural da capacidade humana, e por ventura o sobrenatural vem em conjunto.
Bem, o outro termo é mais perto da religião e tenta distanciar o homem de Deus, a criatura do criador. Por essa noção eu discordo, pois anularia meu pensamento acima, creio que isso é apenas falta de coesão nos termos, pois as noções e os fenômenos religiosos não estão acima do agir da criatura, elas são parte dela. O que chamamos de ação divina, só o é aprioristicamente vindo da ação humana e depois sendo agraciado como divino.
O que quero propor aqui, é ignorância humana ao falar de algo de que não se tem muitos fundamentos, e em função disso vai traçando tal caminho, o que e deveras comum. A fuga do equilíbrio que eu propus em outra postagem é o que faz acharmos que certas ações ou possíveis ações são sobrenaturais, pois partindo dessa lógica os recordistas olímpicos mundiais, de atletismo por exemplo, são todos sobrenaturais, pois executam ações com certa precisão que outro ser humano não pode fazer.
O equilíbrio, corpo/alma/espírito é a chave para "destravar" a habilidade e o conhecimento para muitos fenômenos incríveis que estão ao alcance humano, e não inerente à sua natureza enquanto essência, e só através do caminho religião/ciência podemos alcança-lo.
Por fim, minha proposta aqui é reunir uma espécie de teoria unificada da ontologia à partir de uma filosofia religiosa, visando práxis final.
A noção comum de sobrenatural é simplesmente o fato de que temos vergonha de admitir nossa ignorância e o abandono de certos conhecimentos e ações, e as religiões de modo geral, mas não tão especificamente tentam buscar a relação dessas noções e conhecimento e fazer do homem o verdadeiro homem, não o novo homem, que é o homem do capital, o homem que perdeu a essência do Sapies Sapiens em sua natureza, bem como suas necessidades.
O processo "evolutivo" humano, criou um caos da práxis como ação sobre a natureza, pois essa própria noção esta obscurecida, já que a própria práxis é roubada de nós à cada dia com nosso consentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário