Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Discurso: Sobre os 7 Pécados Capitais Parte 1

Bem, vou tratar aqui sobre uma pequena análise do que hoje chamamos de os 7 pecados capitais, ao longo de sua história de criação, desenvolvimento e discurso presente hoje, independente de linha teológica, é claro com leve peso ao catolicismo romano, pois esta é a religião que adotou-os primeiramente e com mais expressão.
Os 7 pecados capitais são conhecidos como as 7 transgressões do Espírito, os piores pecados que o ser humano pode cometer.

Segundo Evágrio do Ponto

O que se conhece hoje por 7 pécados capitais foi sintetizado primeiramente por Evágrio do Ponto um escritor, asceta e monge cristão que viveu no ano de 345-399.¹
Ele escreveu o que chamou de 8 piores crimes ou paixões humanas (infelizmente só consegui 7).
  

1.Gula
2.Avareza
3.Luxúria (ligado à Vaidade)
4.Ira
5.Melancolia
6.Acídia (ou Preguiça Espiritual)
7.Orgulho
8.Tristitia (Algo como desespero ou tristeza, ligado à preguiça)

Segundo Papa Gregório I

No final do século VI o Papa Gregório I reduziu a lista a sete itens, juntando "vaidade" e "orgulho" (ou "soberba") e trocando "acídia" e "melancolia" por "inveja". Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:

1.Orgulho;
2.Inveja;
3.Ira;
4.Indolência;
5.Avareza;
6.Gula;
7.Luxúria;

Segundo São Tomás de Aquino

Mais tarde, outros teólogos, entre eles, Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a igreja substituiu "melancolia" – considerado um pecado demasiado vago – por "preguiça".
Assim, atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:
1.     Vaidade;
2.     Inveja;
3.     Ira;
4.     Preguiça;
5.     Avareza;
6.     Gula;
7.     Luxúria;
Os pecados são diretamente opostos às Sete Virtudes, que pregam o exato oposto dos Sete Pecados capitais inclusive servindo como salvação aos pecadores.

Segundo Peter Binsfeld


Peter Binsfeld , foi um demonologista, teólogo e padre jesuíta Medieval. Viveu em Trier, na Alemanha, e ali morrera da peste em 1598. Ele estava envolvido nas caças às bruxas do tempo e escreveu "A Confissão de Warlocks e bruxas", que discutiu as confissões de supostas bruxas, e argumentou que a tortura não afetou a veracidade das confissões. 
1.     Asmodeus - Luxúria
2.     Belzebu - Gula
3.     Mammon - Ganância
4.     Belphegor - Preguiça
5.     Azazel - Ira
6.     Leviatã - Inveja
7.     Lúcifer - Orgulho 
Ele também teorizou que outros demônios poderiam invocar o pecado. Por exemplo, Lilith e sua prole, o incubus e sucubus, invocam a luxúria. O sucubus dorme com os homens, a fim de impregnar a si mesmo, para que possa suportar mais demônios. O incubus dormeria com mulheres para levá-las a pecar.
Como pode-se ver, os pécados tem uma interessante história e "evolução" ao longo do tempo, e uma certa tendência ao cristianismo. Mas, o que pode-se ver é que de fato pe um discurso de cerceamento moral para fins reliosos, e como vou mostrar mais precisamente depois, com intuito estatal do poder temporal da igreja.

¹- Sacred Origins of Profound Things de  Charles Panati, Beatrice G. e Fernando T


Nenhum comentário:

Postar um comentário