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sábado, 4 de dezembro de 2010

Sobre os Seminários de Psicologia da Comunicação

Grupo 1

O primeiro grupo ficou com o tema, A dinâmica da Comunicação humana e a Comunicação de Massa, deu a entender que seu conceito vem ser o modo de “compreensão”, como o outro receberá a informação, juntamente apresentando características da comunicação humana no campo da psicologia.
O problema apresentado pelo grupo era de como as pessoas recebem as informações pelos Meios de Comunicação de Massa. Para isso se utilizam de uma dinâmica, a do telefone sem fio na qual a informação é jogada para a sociedade, que muitas vezes recebe de forma diferente. A turma se mostrou interessada em discutir o tema e mostrar seus pontos de vista.
Em fim, além do tema que foi apresentado, houve também a interação entre do assunto com o grupo que estava apresentando e a classe, de forma que o tema fosse bem debatido.

Grupo 2
O grupo dois ficou encarregado de apresentar o tema sobre as Condições da efetividade da comunicação humana. A ênfase principal do grupo foi sobre como conseguir e manter a atenção, apresentando diversos conceitos e técnicas para isso.
O grupo usou além de algumas dinâmicas, vários complementos para mostrar como os conceitos são aplicados, e de fato foram bem aplicados, pois, deram certo, prendendo a atenção da turma.
A problemática foi bem discutida, os exemplos teóricos e práticos, foram bem explorados e deu pra ter a idéia de como tudo isso funciona, aproveitando-se do conhecimento que fora posto pelos outros grupos.


Grupo 3 

O tema da Influencia social foi apresentado no dia 26 de novembro. O grupo optou por usar data show e vídeos sobre a influencia da cantora internacional Lady Gaga, sobre determinado grupo de pessoas (influenciados).
A problemática discutida pelo grupo foi a influencia do comunicador no fenômeno de mudança de atitude, na qual o grupo destacou que os meios de comunicação usam a persuasão para atingir o publico alvo. “O comunicador esta preocupado em fazer matérias vendáveis, não tão preocupados em influenciar”, esta foi a conclusão do grupo.
Quanto aos pontos de vista da turma, o que se resume é que determinado grupo de pessoas (consumidores) se deixam influenciar só porque são favorecidos em determinado aspecto.
Grupo 4

O grupo quatro apresentou o tema da persuasão, usando slides e vídeos de como os meios de comunicação de massa usam desta para convencer o publico através de propagandas.
A temática apresentada foi “A persuasão como fenômeno importante para a comunicação”, e para finalizar houve os debates em sala de aula sobre como a persuasão é importante e como ela atua nos meios de comunicação de forma mais expressiva ou mesmo tímida, mas sempre com o intuito do convencimento,
Grupo 5

Características e funções da comunicação de massa, esse foi o tema abordado pelo grupo 5, no dia 30 de novembro.
O grupo usou data show, vídeos e exemplos de propaganda para melhor compreensão do tema abordado, além de destacar sobre vários artifícios dos meios de comunicação de massa para a influência.
A problemática foi “Como os meios de comunicação de massa trabalham a subjetividade”, o grupo mostrou como a televisão, o radio e o impresso trabalham para atingir a subjetividade do consumidor, de como fazer daquele simples telespectador um consumidor em potencial.
A discussão da turma quanto ao assunto abordado foi que determinado produto só é consumido, quando ele é apresentado por algum famoso, o que não acontece com um produto apresentado por uma pessoa comum que não tem nenhum vinculo com a mídia.
Grupo 6

O grupo 6 trouxe a problemática Comunicação e produção de modos de existência. E mostrou como as instituições nos propõem modos de existência, que nos absorvemos e dentro de tais instituições esta justamente os meios de comunicação de massa, com sua influencia sobre todas as faixas etárias e diferentes grupos sociais.
Além da reflexão com slide, o grupo apresentou um programa de entrevistas, chamado De frente com Clely, onde trouxe pessoas que sofreram a influencia de tais modos de produção, e a palavra de especialistas que analisaram tal influencia.
Ao final, o debate sobre o tema foi bastante interessante, pegando o gancho dos outros seminários apresentados, explorando bem o tema.
Conclusão

Diante dos temas abordados, ficou bastante clara a influencia da psicologia social no âmbito da comunicação e mais precisamente do jornalismo. Os meios de comunicação de massa usam da psicologia para entender subjetividade do publico e a partir disso torná-los consumidores, e partidárias de suas idéias, influencias e modos de existência, onde tudo isto esta ligado ao consumo de produtos específicos ou da própria industrial cultural da mídia e da informação.
Comunicar é persuadir, e a partir disso os meios de comunicação de massa propõem idéias que engendram nossa mentalidade, onde os meios influenciam o homem, e o contrario também acontece, numa dialética complexa de existência e historicidade da dinâmica do homem moderno e contemporâneo.

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