Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Religião: Sistematizando minha própria crença

Venho à algum tempo tentando sistematizar minha crença, até pelo fato de estudar religiões e de sempre estar fazendo reflexões. Percebi hoje que o primeiro passo para minhas anotações é partir do principio mais geral possível e que seja uma forte característica do meu credo.
Tal pensamento é a relação, corpo, alma, espírito. Entender esses três faz parte da essência humana, é algo ontológico, no meandro deles esta a questão religião/ciência. Se corpo, alma e espírito são uma relação una e interdependente que precisa de um equilíbrio, a questão religião/ciência é o caminho para essa busca.
Uma célebre frase de Albert Einstein “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”
Essa frase delimita um dos pressupostos da minha crença, onde tanto a religião como a ciência são necessidades ontológicas de mesmo nível e completam-se de modo que o corpo, a necessidade de expressão material - já proposta inclusive por Marx - é abastecida pela ciência, que em alguns casos ultrapassa essa temporalidade, ou o material, terreno. O espírito vem estar diretamente ligado à religião e o que hoje é reconhecido por sobrenatural¹, ou seja, todos os fenômenos extra corpóreos(corpo) e ainda não compreendidos em função da soberba da ciência e do próprio rumo da existência humana, e que é representado algumas vezes pela alma, ou seja, a própria vivência. Por fim a alma vem ser a mediadora entre corpo e espírito. Alma é o mesmo que vida, e é na vida, nas experiências que são demonstrados os fenômenos do corpo e do espírito em maior ou menor grau, mas que precisam ser equilibrados por esse mediador.
Sendo então corpo, alma e espírito uma relação una, mas ao mesmo tempo separada, apesar de interdependente, é comum ocorrer de o corpo (matéria/ciência) transcender-se e em alguns casos atingir o espírito, e contrário também ocorrer, as noções do fenômeno do espírito se refletirem de forma material(ciência), e esse é o objetivo da alma (vida).
Em tempos antigos o ser humano teve muitos problemas, pois a religião era muito mais forte que a ciência, quebrando assim o equilíbrio necessário e ontológico. Isso fez com que a parte responsável pela ciência fosse deixada de lado, e fatores como a ética fossem deixados de lado, e a religião fosse usada de forma errônea.  Hoje a ciência é a grande mãe de tudo e também traz muitos problemas ao ser humano como ser, pois deixa de lado em grande parte a religião, fazendo também com que o plano de equilíbrio não se efetive e leis retóricas ou materiais( principalmente da noção distorcida que o capitalismo trouxe) se sobreponha à religião e o espírito trazendo um caos da existência humana. Assim é a alma, ou seja, a vida por meio de nossas experiências que vai caminhar ao equilíbrio de corpo e espírito para emancipação real do ser enquanto ser, para alcançar seu objetivo enquanto essência.

¹ Ainda vou questionar a noção de sobrenatural, pois discordo do significado do termo, e o vejo como natural desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário