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segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Disciplina é liberdade?

É sabido que somos regidos por um sistema político, social, econômico e principalmente moral que é caracterizado concomitantemente por vir antes da nossa existência e por ser um circulo vicioso.
Assim se tratando da gama de escolhas e opções que esse sistema nos põe, estas escolhas pré-moldadas e pré-estabelecidas nos mantêm escravos deste e tira grande parte de nossa liberdade, nos forçando a uma liberdade assistida. Mas, mesmo em meio à esse sistema, conseguimos certa resistência tentando alcançar a liberdade, pois a partir de um viés ontológico vemos que a liberdade faz parte da essência humana.
Somos disciplinados para acreditar que temos liberdade, e disciplinados para crer que a liberdade que almejamos é a libertinagem. Então, tal resistência não vem necessariamente pela disciplina, mas, pela autodisciplina crítica e racional, a qual vai fazer com que, mesmo em meio ao circulo vicioso do sistema, encontremos tal resistência que vai trazer a liberdade, de forma que quando fazemos nossa escolha crítica - principalmente (penso eu) quando escolhemos não escolher uma das proposições passadas - fazemos com que a gama de proposições tenda a aumentar diante do pouco uso das mesmas.
A disciplina no sentido aureliano da palavra vem mostrar que esta, parte de alguém (seja pessoa física, jurídica ou sistema moral), para outrem de forma verticalizada, eis alguns significados da palavra disciplina tirados do dicionário Aurélio para referendar meu pensamento:

1. Regime de ordem imposta ou livremente consentida.
2. Ordem que convém ao funcionamento regular duma organização (militar, escolar, etc.).
3. Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor.
4. Observância de preceitos ou normas.
5. Submissão a um regulamento.
6. Qualquer ramo do conhecimento (artístico, científico, histórico, etc.).
7. Ensino, instrução, educação.
8. Conjunto de conhecimentos em cada cadeira dum estabelecimento de ensino; matéria de ensino.

A autodisciplina parte de si para si mesmo numa reflexão crítica que não deixa de levar em conta as opiniões da disciplina por partir do ser para ele mesmo.
Dessa forma o ato da autodisciplina vem junto com a emancipação e a reflexão, pois através destas e do amadurecimento crítico, pode se alcançar um nível coerente de autodisciplina que o levara a verdadeira liberdade, e não a liberdade assistida ou enganatória que nós é imposta quase sempre sem que nos demos conta.

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