Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Quando jornalismo vira filme



É difícil encontrar alguém que não goste de cinema. A maioria não apenas assiste aos filmes, mas chora, ri e até fica com raiva de certas situações. Muitos discutem com os amigos sobre cenas e acontecimentos, bem como falam como preferiam o final ou sobre a qualidade de seus filmes preferidos. Certas discussões são acirradas e pagam fogo, mas é nesse momento que alguém vem e fala – “Calma cara! É só um filme”... Mas e se não fosse?
Toda essa minha enrolação é pra falar de um tipo de filme que tem tido cada vez mais sucesso no público e aceite por roteiristas, produtores e diretores. Não. Não estou falando de “baseados em fatos reais”. Refiro-me a filmes cujo conteúdo foi adquirido por meio de um processo de pesquisa reconhecidamente confiável e preciso. São as adaptações de livrosreportagens.
Primeiro. Pra quem não conhece o termo, adaptação é o processo de pegar uma obra já existente e transformá-la, adaptá-la para outro meio. Muitas obras da literatura brasileira foram adaptadas para o cinema, tais como Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis ou Vidas Secas de Graciliano Ramos. Os filmes de super-heróis são adaptações do quadrinho para o cinema, e por aí vai, da literatura ao teatro; do quadrinho à crônica.
A questão é: todas essas obras são frutos da ficção, facilmente transformadas para o cinema. É aqui que entra o livroreportagem. Quando trabalhos de pesquisa jornalística, reportagens diárias, semanais, mensais ou de muitos anos são compiladas em forma de livro, temos o livroreportagem, uma obra de pesquisa jornalística que retrata a realidade por meio do que se vê, ouve e sente, seja pelo repórter ou suas fontes.
Nos últimos dois anos me detive em uma pesquisa que percebeu o alto número de livrosreportagens que foram adaptados para o cinema. Só para citar alguns, temos “Mauá, Empresário do império” (1995) de Jorge Caldeira, adaptado em 1999 por Sérgio Rezende com o nome de “Mauá: empresário do império”. Ruy Castro escreveu “Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha” (1995) que foi adaptado para o cinema em 2003, pelo diretor Milton Alencar, com o nome de “Garrincha – estrela solitária”. Fora do Brasil “Na Natureza Selvagem” (1996), adaptado em 2007 por Sean Penn e “No Ar Rarefeito: um Relato da Tragédia no Everest” (1997) foi adaptado pelo diretor Robert Markowitz no mesmo ano com o nome de “Morte no Everest”, ambos do jornalista Jon Krakauer.
O interessante de assistir a esses filmes é o fato de serem histórias reais, mas tão impressionantes que muitas vezes não acreditamos no que assistimos. Histórias incríveis como a de Olga, cuja biografia jornalística foi escrita por Fernando Morais e a adaptação foi feita por Jayme Monjardim ou a do médium mineiro Chico Xavier, biografado pelo jornalista Marcel Souto Maior e filmado por Daniel Filho. São histórias que ouvimos falar e que poderia ter acontecido com algum conhecido ou mesmo com cada um de nós.
No mais, além de ressaltar a importância que o cinema esta dando para os fatos jornalísticos, lembro que nesses casos não podemos supor um final diferente, pois tudo aquilo aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário